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PORCENTAGEM:



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1 - O que é Porcentagem?
O símbolo % é utilizado para representar porcentagem, e por cento quer dizer algum valor em 100. Por exemplo, na loja em que Carlinhos viu o anúncio, se comprarmos um aparelho no valor de R$ 100,00, obtemos um desconto de R$ 15,00, pois esse valor corresponde a 15% de R$ 100,00.
40% =  40  = 0,40
            100

30% =  30  = 0,30
            100

15% =  15  = 0,15
            100

10% =  10  = 0,10


            100

5% =  5  = 0,05
         100



A porcentagem possui representação através de uma fração centesimal (denominador igual a cem) ou um número decimal. Ela é muito utilizada para representar partes de um inteiro, aumentos e descontos dos preços de produtos, cobrança de juros entre outros.

Vamos observar alguns exemplos na forma de porcentagem e sua representação na forma de fração centesimal e número decimal.
 
                                              
 Vamos aprender como calcular a porcentagem de um determinado número:
15% de 120 



25% de 400

30 % de 150

- O preço de uma geladeira na loja Preço Bom é de R$ 800,00. No pagamento à vista, a loja oferece um desconto de 12%. Qual o valor da geladeira após o desconto?

12% de 800
O desconto será de R$ 96,00. À vista a geladeira irá custar R$ 800,00 – R$ 96,00 = R$ 704,00.


- Na sala de Pedro, 40% dos alunos jogam futebol. Sabendo que o total de alunos é igual a 50, quantos não jogam futebol?
40% de 50

Temos que 20 alunos jogam futebol, então 30 alunos não jogam futebol.
- O salário mensal de Bruno é de R$ 600,00 por mês. Ele recebeu um aumento de 40%. Qual deve ser o novo salário de Bruno?

40% de 600
O novo salário de Bruno é igual a R$ 600,00 + R$ 240,00 = R$ 840,00.
E 100% (cem por cento), quanto é?
Podemos dizer que 100% é 100/100, ou seja, 100% é a totalidade. Veja alguns exemplos:
·        Se uma classe tem 30 alunos, esses 30 alunos correspondem a 100% dos alunos dessa classe;
·        Se tenho R$ 80,00 na carteira, então os R$ 80,00 correspondem a 100% que tenho na carteira.

50%, 25%, 10% e 1%
Quando lemos um anuncio como esse ao lado, sabemos que as mercadorias estão sendo vendidas pela metado do preço. Por quê? Por que se 100% é o total, 50% é a metade do total.
Observe 50% =  50  = 1
               100    2



Para calcular 50% de total, basta dividi-lo por 2
·        50% de 30 é 15, porque 30:2=15
·        50% de 46 é 23
·        50% de 7 é 3,5
·        50% de 0,8 é 04.
Como calcular 25% de um número?
25% corresponde a
Quarta parte do total

Para calcular 25% de um número, basta dividi-lo por 4, pois 25% = 25:100 = ¼.

·        25% de 12 é 3, porque 12:4 = 3
·        25% de 200 é 50, porque 200:4 = 50
·        25% de 26 é 6,5, porque 26:4 = 6,5
·        25% de 3 é 0,75, porque 3:4 = 0,75.
10% de um valor
Agora, imagine-se aproximando do caixa de uma loja e vendo o aviso ao lado.
Como sua compra soma R$ 20,00, você calcula: 20 : 10 = 2, e conclui que terá R$ 2,00 de desconto se pagar a compra a vista.
Você sabe por que, para calcular 10% de um valor, basta dividi-lo por 10?
                                                       
Porque  10% =  10  = 1
               100   10

10% corresponde a décima parte do total
·      10% de 50 é 5
·      10% de 178 é 17,8
·      10% de 160 é 16
·      10% de 9 é 0,9.
E quanto é 1%?
1% =   1  ,  que é a centésima parte do total
          100


Para achar 1% de um total, basta dividi-lo por 100.
·      1% de 900 é 9,
·      1% de 186 é 1,86
·      1% de 45 é 0,45
·      1% de 7 é 0,07



2 – Calculando Porcentagens

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3. A forma decimal das porcentagens

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Falando em calculadora


A maioria delas possui a tecla %. Como usa-la?
Digamos que você queira calcular 17% de 150.
           ·       Digita 150;
          ·Pressione a tecla X da multiplicação;
       
Aparecerá no visor o resultado:  25,5

    
Digita 17;

      ·       Pressiona a tecla %

Use a calculadora e a tecla de porcentagem para determinar:
              ·         32% de 180;
              ·            6% de 25.


01) Em uma turma de matemática tem 40 alunos, que no final do curso tiveram o seguinte rendimento:
A quantidade de alunos que tiveram os desempenhos Ruim e Bom respectivamente?
         a)    10 e 14;               b) 6 e 10;             c) 6 e 14;              d) 10 e 10.          



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